Planejamento Familiar e Aconselhamento Médico

Alimentar – descansar – reproduzir faz parte da existência e da sobrevivência humana.
Disciplinar estes instintos não é tarefa fácil.
Alimentar de modo incorreto nos leva à obesidade.

Descansar quando carregamos para o leito alto nível de stress do dia a dia nos leva, indiretamente, à baixa produtividade.

Planejamento familiar e aconselhamento médico são saltos evolucionários que a vida moderna nos oferece e para desfrutarmos destes benefícios torna-se necessário investimento em cultura e relacionamentos.
Dentro do planejamento familiar e do aconselhamento médico gostaria de citar, dentre os inúmeros métodos existentes, dois métodos eficazes e frequentemente usados.

1) Método hormonal: o método hormonal atua tanto inibindo como impedindo a ovulação assim como diminuindo a secreção das gonadotrofinas hipofisárias. Assim como eles, hormônios hipofisários,  os hormônios da pílula anticoncepcional podem agir localmente no útero e nas trompas diminuindo a possibilidade de fecundação.

Os anticoncepcionais hormonais podem ser divididos:
De acordo com a via de administração: em:
Orais – injetáveis e transdérmicos ou,
Classificados conforme sua composição em:

Combinados: (associação de estrógenos com progestagênios). Os anticoncepcionais combinados representam 95% das pílulas anticoncepcionais existentes no mercado ou
Sequenciais: é quando, em sua composição, existe apenas o progestógeno. Eles são usados, em especial, pelas mulheres que estão no período de amamentação (não secam o leite).

2) Dispositivo Intra Uterino (DIU). O DIU promove um ambiente desfavorável à ascensão dos espermatozoides na cavidade uterina (DIU de Cobre) ou, além desta possibilidade, podem alterar a síntese hormonal inibindo a ovulação (DIU hormonal – Mirena).

O Diu, quer seja de cobre quer seja de mirena (hormonal), são métodos em expansão devido a praticidade, eficiência e tempo de duração.
O DIU de cobre pode ser usado por 10 anos e o DIU de mirena tem uma validade de 5 anos. Vencido estes prazos eles poderão ser trocados., se necessário.